segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FOME ANCESTRAL

20 de novembro 

Zumbi dos palmares, morreu para que uma data consenso fosse instituída por intelectuais e negros militantes da causa negra no Brasil.
   Com o intuito de chamar a atenção da população deste pais- nação, no sentido do reparo-indenização deste povão que tanto sangrou nestas terras de irmãs índias, amputados de integridades e dignificações.
Hoje por mais improvável que parecia, tornou-se uma data no calendário brasileiro, festejada por uns  detestada por outros, mais inegavelmente consolidada. Se antes despontava-se como algo político- materialista-esquerdista.
Nos ultimos anos  começa a configurar-se em quase "feriado religioso" É impressionante a capacidade que as coisas tem no Brasil de tomarem conotação mágica, as vezes até religiosa.
Talvez seja pela formação de um povo que em muitos de seus segmentos foi obrigado a esconder ou disfarçar suas crenças para serem melhor aceitos, e esta escamoteação, acabou contraditoriamente formando as bases da religiosidade de todo essa gente.
Sim o 20 de novembro, vem se destacando a cada ano com coincidências cada vez mais loucas e absurdas, como se algum orixá maroto e serelepe fizesse coincidir com esta data, episódios que quando contados podem suscitar a disposição de não acreditarmos no que esta sendo dito.
Há três anos atrás nesta data morria Celso Pitta (segundo a imprensa), terceiro prefeito negro de São Paulo, apadrinhado por poderosos , mafiosos barões da paulicéia, alcançou glória ,poder e amantes loiras mas morreu traído, esquecido, solitário, sem ter nenhuma esposa ou, nenhum de seus antigos comparsas presentes no seu velorio, ninguém quis associar sua sua imagem a do defunto.
Num desses outros 20 de novembro, a novela das oito da rede globo(líder absoluta de audiência), apresentava como protagonista uma personagem negra de sucesso, que havia "roubado" o marido/pai de uma familia branca de sucesso seus principais antagonistas, e por conta disso houvera sido castigada pelos deuses da moral e do bom senso, no seu remorso e culpa  procura a ex-esposa do seu marido, onde ajoelha-se e pede perdão a madame branca, que lhe esbofeteia com inclemência e retidão.
Agora neste ultimo 20 de novembro, foi a vez do presidente negro, que o Monteiro Lobato tentou publicar no doce E.U. da década de 30 sem sucesso, renascido na figura de Barack Obama, mulatão tão bonito como aquele primo que o Caetano Veloso só conviveu na infância.
 Quem imaginaria que o 20 do 11 deste ano seria mais revolucionário ainda. Na continental e oceânica Austrália, que foi presídio e colônia inglesa (com todo o cinza reticente que isso significa) uma terra quente que segundo as más línguas tolera muitos hippies, viados, sapas e japoneses libertinos. "Onde rainha da inglaterra é denominação para bicha louca" .Sim foi lá meus amigos,foi lá!
        A primeira ministra local uma loira genuína( e não tingida como a maioria das brasileiras) nesta data que vos falo, enlouqueceu com o Mulatão, presidente quase primo do Caetano, em aparições publicas não conseguia esconder sua disposição, em toca-lo, trocar sorrisos e dar sempre um beijo a mais do que mandava o protocolo, visivelmente "mexida", afinal de contas até o próprio Darwin(foi ali mexido) finalizou sua teoria da evolução quando conheceu as espécimes animais e vegetais da Austrália.
Terá algum parentesco com os cangurus ou com o demônios da Tasmânia esta jovem senhora primeira ministra autraliana? E o Obama finalizou alguma tese cientifica com relação ao encontro das águas do indico com o pacifico?
 Não podemos esquecer que o Mulato bonitão quase primo do Caetano, passou sua adolescência ,na Indonésia, que é o sitio sagrado, onde o Popoarismo, foi inventado e aprimorado, e que talvez uma lembrança ancestral tenha tomado epifanicamente esses dois estadistas neste breve encontro.
Enfim que muitos outros, 20 de novembros, venham para nos deliciarmos de surpresas,estupefações e deleites. Valeu Zumbi!

                                                       Pedrão Guimarães


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário