terça-feira, 28 de junho de 2011

NA TELA DO ASTRO

                                                                             Na sonolência de preguiças errantes, me virava de um lado pra outro da cama quase vazia, quando ouvi tão bela canção que radiava da televisão.
Tão difícil radiações legais principalmente da televisão, embora eu a mantenha ligada o tempo todo.
Era uma música do João Bosco, um dos maiores monstros sagrados da nossa música, ainda na ativa, descendente de arábe, com aquele nariz quase falo, herdeiro do maneirismo dissimuladamente mineiro e totalmente devotado ao catimbó do malacuchê mais profundo.
Com seus atonados rodopios sonoros, me senti elevado. Trata-se de uma novela que a maior emissora do pais, esta regravando para estreiar em breve, e o fato é que a trama acontece em torno de um vidente e seus clientes , se é que podemos chamar as pessoas que procuram esses magos de "cliente", não quero ofender ninguém.
O que me inquieta é:
Como uma historia de um vidente no Rio, cheio de favelas e povo negro,  centralize-se neste senhor de alvos olhos claros e nenhum tipo de relação com a macumba (sim por que quando o espirito abaixa em preta é pomba-gira; quando abaixa em branca é espanhola), seria para agradar os setores evangélicos que não existiam ainda quando foi feita a primeira versão; mas talvez já estivessem ali sendo pré anunciados ?
Não me faço de ingénuo nem tampouco auto comiserado, já ouvi produtores de TV dizerem que não trabalham para instituições de caridade, ONGs ou coisa parecida; televisão mostra o que as pessoas querem ver e gostariam de ser, pura lei de mercado.
Talvez seja por isso que nunca sejamos aquilo que o consumo nos faz sonhar. De qualquer forma não vou aqui me colocar como um praguejador/ malidiscente da TV e suas celebridades( embora seja isso que eles mereçam), venho felicitar e agradecer aos barões desta emissora de TV a possibilidade de uma música tão linda do João Bosco poder ser tocada e assim conhecida pela "mulecada". Evohé, Axé Saravá. João Bosco.
Pedrão Guimarães

3 comentários:

  1. na sociedade em que vivemos acabamos sendo rotulados pelo que temos, a pura enganação da tv simplesmente utiliza de nossa arte para manipular aqueles que não enxergam a pura realidade. Se ficar esperto pode se aproveitar de alguns encantos sem que aquilo o contamine, absorvendo o maximo do que se deve aproveita, fazendo até mesmo, uma seletiva e aproveitando sem domínio de controle mental onde os poderosos pensam em obter.

    ResponderExcluir
  2. minha pedra é ametista...minha cor amarelo...
    difícil vai ser superar a canastrice elegantérrima made in cambuci do cuoco, fala sério! besos de mi puemba-gira para ti!

    ResponderExcluir
  3. Se você tem dinheiro você roubou.
    Se você não tem, vai roubar.
    E depois a culpa é da sociedade, quando emissoras como esta tal intitulada a maior do país não custa muito colocar na cabeça dos desinformados e crus de informação o quão escroto e errados eles estão sendo.
    Pela primeira vez na história de tal emissora, a mesma retratou na programação da novela das oito [Insensato Coração], a vida de um banqueiro salafrário. Com a prisão deste personagem podemos ver o que é, como é e por como a vida se mobiliza, a vida moderna girando em torno dom capital, do lucro.
    Será mesmo que estamos destinados a esperança? Será mesmo que a grande emissora "Big Star" está mostrando a realidade como ela é? Se bem que não podemos esperar muito de uma novela não é mesmo?
    Se sim ou se não, jamais saberemos. O que podemos deduzir é que não se pode esperar muito de uma emissora que cancelou ou até mesmo "apagou do mapa" um grau mundial para que um estado brasileiro pudesse mudar o seu horário de verão para se adequar a sua programação não dando prejuízos lucrativos para a mesma.
    Por fim, aguardemos, pois o ser humano é uma máquina de metamorfoses, e o pensamento pode até se encaixar neste conceito.

    "Dinheiro, a gente vê por aqui."

    ResponderExcluir