sexta-feira, 26 de abril de 2013


SANTIDADE   


O exército norte americano teve êxito ao capturar Bin Laden, por ter distribuído viagra no deserto do Paquistão em troca da delação. José Clóvis Alves (Físico)



Teozinho havia assumido uma postura mais aguerrida, começava aos poucos demonstrar socialmente o que por tanto tempo não se estancou de tão escondido que estava.

 Se antes, se exibia com suas noivas, namoradas, amantes e amigas sempre mulheres intelectualizadas, educadas com refinamento burguês ocidental de pele alva, cabelos lisos; pela primeira vez jantava em um restaurante de bairro sofisticado da cidade com uma “mulata” exuberante, porém taciturna.

 Mas qual a relevância disso? Talvez consiga retornar mais tarde se não me perder nas emoções que atravessarei até a conclusão dessa jornada arrebatadoramente passível de desvios e principalmente devaneios.

Houve uma mulher na cristandade romana do século quatro após cristo, que casou-se duas vezes, divorciou-se do primeiro marido em detrimento do segundo.

Após a morte do segundo marido tornou-se ainda mais rica, porém algo no fundo do vazio silencioso de suas grutas interiores cobrava-lhe mais. Influenciada por santos e ritos católicos foi descobrindo uma devoção à caridade e um apego, quase silencioso, aos flagelos, deficiências e virulências que ao mesmo tempo que debilitam; trazem pra perto algum tipo de santidade, pois neste estado a fragilidade nos aproxima de diálogos com Deus nosso criador em quase pé de igualdade. Fabíola chegou até a viajar para palestina no intuito de cristianizar infiéis.

O estado morfético te faz quase um fantasma em vida, gozando da dubiedade da vida e morte num só ser.
Uma espécie de semi-divindade para nossa cristandade. Talvez tenha sido isso que despertou nessa senhora compaixão e ternura aos doentes e necessitados. Depois de rica, divorciada e viúva tornou-se caridosa. Por alguma razão interior e perturbadora distribuiu seus bens e emergiu numa peregrinação principalmente entre incapazes e doentes que por coincidência, sugestão ou “poderes xanânicos” participou de muitas prováveis e improváveis curas sendo elevada em pouco tempo após sua morte no fim dos anos 300 a condição de santa associada a hospitais e cuidados com enfermos.

Santa Fabíola de Roma, protetora dos traídos no amor, dos amores sôfregos, das vítimas de abusos sexuais e protetora das enfermeiras.

Tão belo é saber que as enfermeiras que cumprem função tão nobre e elevada; por mais que sejam mal faladas por tant@s, (desde que não estejam num leito de enfermidades) foram agraciadas com uma santa que lhe reserva proteção e guarida, elas que são ( a meu ver) a vanguarda, principalmente nestes tempos de guerra que vivemos.

No meu ponto de vista são todas Fabíolas, ousadas, devotadas e desapegadas no que diz respeito a sua própria exposição com o afã de curar outros. Tão ou mais nobres até que Francisco (o santo) quando se despe indo embora de casa nu.

Transporto-me agora para aquele jantar no restaurante do bairro grã-fino com Teozinho e sua nova namorada a mulata exuberante, que quase não fala mas que num momento, por alguma razão banal pergunto-lhe seu nome, coisa que leva  a parceira de Teozinho me fitar os olhos e responder: Fabiola!
O tom de sua voz tem um agudo aveludado de grave quase masculino, percebo que existe algo mais do que o aparente e dessa forma começo a observá-la com maior meticulosidade e acabo percebendo o que ninguém dos outras participes da mesa não notaram.

Sim! Fabíola a namoradinha de Teozinho é uma travesti, nossos olhos comunicaram-se. Ela também percebeu que eu a reconheci, mas nem eu nem ela mudamos nossa conduta, tudo transcorreu dentro da normalidade de um jantar comportado e pequeno burguês, Nesse momento lembrei-me de Santa Fabíola, seria ela a protetora de Teozinho? 
Ou a própria Fabíola de Roma.
 Como se socorrem e complementam-se na intimidade do sexo? Tudo passou pela minha cabeça sem que nenhum tipo de resposta me acontecesse.

Teozinho de certo encontrou sua santa, capaz de lhe aliviar dores e enfermidades. Me parece tão feliz quando os vejo. Aliás, até hoje eu os encontro, e a maioria dos nossos amigos já sabem ou se atentaram para esta predileção de Teozinho por travestis negras ou amazônicas. Num desses nossos encontros, tentando ser educado, perguntei a ele em relação a sua companheira:

Eu-Tão feminina e natural ela, não? É operada?
ELE- NÃO! SÓ GOSTO DE MULHER INTEIRA.

PEDRÃO GUIMARÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário